sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Erga-te, Graforréia Xilarmônica ( este blog também)

A década de 1980 foi o auge da efervescência criativa do rock no Rio Grande do Sul. Se por um lado chegava o cabeçudo onipresente Humberto Gessinger com seu Engenheiros do Hawaii e o então quase politizado Nenhum de Nós (que depois chutou o balde e demonstrou, com toda a sinceridade, que o negócio da banda era fazer música pra tocar em rádio "jovem") no outro lado do campinho tinha uma galera que percebeu que o rock estava a serviço do escracho, da avacalhação e da rebeldia sem causa. E foi desse bando de guris com seus vinte e poucos anos que o Estado pariu os grupos mais relevantes do gênero. Cascavelletes, Replicantes, Garotos da Rua, TNT monstravam, de diversas formas, que o que valia mesmo era a curtição.

No meio disso tudo - o intelectualismo gessingeriano e a chacota de Flávio Basso - aparecia aquela que, talvez tenha sido a banda mais IMPORTANTE da história do rock gaúcho: a Graforréia Xilarmônica. Como um pequeno Frankenstein, o grupo se apoderou de tudo o que circulava na música por aqueles tempos, pegou mais um pouquinho da Jovem Guarda. Lapidou tudo aquilo e deu ao mundo músicas que aliam elementos tão inesperados e extremos que resultados que, justamente por sua estranheza, beiravam a perfeição.

O grupo, que começou como um quarteto mas teve sua formação clássica como um trio, terminou em 2000 e, na época, deixou só dois discos de estúdio e algumas demos. Mas voltou a ativa em 2007 como um dos pouquíssimos retornos que soaram sinceros.

Há um tempinho, fuçando na internet, encontrei o documentário "Erga-te, Graforréia Xilarmônica" (dirigido por Felipe Ferreira postado no YouTube, contando a história da banda, que é tão surpreendente quanto as músicas. Então, depois de um tempo inativo, decidi dar uma remexida por aqui e postar o documentário. São sete partes que, entre depoimentos, apresentações ao vivo e loucuragenss, valem cada segundo. Pela diversão e também pelo conteúdo.

Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4


Parte 5


Parte 6


Parte 7


Ah, queria agradecer à moça que elogiou o blog no último post. Foi o primeiro elogio e renovou minha vonta de brincar por aqui. É sempre bom saber que o que a gente faz agrada às outras pessoas (por mais que eu finja qque não me importo). Valeu mesmo!

3 comentários:

Uilsgirl disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

Uilsgirl disse...

hahaha! :P
Muitas pessoas acabam parando no seu blog por pesquisas do google, foi meu caso!
A propósito não conhecia a banda
Vou ver se consigo puxar alguma coisa

"Felizes são os esquecidos, pois eles tiram o melhor proveito dos seus equívocos"....

Valter disse...

Nego Fagner, muito ótima sacada, belo fracasso cara, bem vindo ao clube, é muito nóis esta postagem, nem tente de novo, dificil fracassar melhor, abraço.
Parabens meu velho.