terça-feira, 23 de junho de 2009

Riso e Melancolia em Porto Alegre

Embora Novo Hamburgo seja aquele tipo de cidade que deveríamos nos manter longe - suja, violenta, feia, infestada de novos-pobres do setor calçadistas que continuam a manter a pose e a arrogância -, ainda é próxima o suficiente de Porto Alegre para aproveitarmos algumas das opções de cultura e lazer que rolam por lá.
Nossa capital, diga-se, embora passe longe de uma São Paulo, é bastante estruturada nesse quesito. Prova disso é a exposição "Riso e Melancolia" que começa hoje - e segue até 26 de julho - na Usina do Gasômetro e engloba mostra de filmes e exposições fotográficas.
Entre as produções cinematográficas estão obras pouco conhecidas de Woody Allen, Frederico Fellini, Michel Gondry e Pedro Almodóvar que tratam destes dois sentimentos - às vezes antagônicos, outras extremamente próximos. As exibições acontecem até 5 de julho, na Sala P.F. Gastal, no 3º andar. Para os que curtem arte fora dos padrões, será apresentado o longuíssimo Melancolia, produção tailandesa com oito horas de duração.
A exposição fotográfica vai até 26 de julho e acontece na Galeria Lunara, na Galeria Iberê Camargo e na Sala P. F. Gastal. Entre os artistas - que possuem trabalhos que passam da fotografia convencional até técnicas que aliam o conceito fotográfico e a produção audiovisual - estão Yves Klein, Paul McCarthy e William Wegman.
As informações completas referentes a mostra de filmes - que inclui sinopse dos filmes e a programação com datas e horários - estão no blog da Sala P. F. Gastal. Já a lista completa dos artistas que participam da exposição fotográfica bem como um resumo dos trabalhos realizado por cada um deles podem ser acessadas no blog da Galeria Lunara.
Já programei meu roteiro para as próximas semanas. Depois não vale chorar e dizer que Porto é uma merda, onde não acontece nada!

Nenhum comentário: