sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Brasil 2008: O Rock ainda promete

Em meio a pressões acadêmicas, surge este blog. Criado para a disciplina de Jornalismo On line, sua temática não parte somente da minha relação afetuosa com a cena alternativa roqueira - algo que me acompanha desde o início da adolescência - mas de uma situação peculiar pela qual o cenário nacional e regional passa. Não me refiro à produção, que não está em sua melhor fase. Falo do boom de atrações que devem passar pelo país e, em especial, por Porto Alegre, até o final do ano. Algo que tira o Brasil, pelo menos, momentaneamente, da condição de país que só recebe grupos decadentes ou sem expressão.

"Porto Alegre é que tem..."
Destaque para a nossa Capital, que receberá, no mesmo dia - 6 de novembro - dois grandes nomes da cena alternativa mundial: o veterano trio R.E.M., do carismático e empolgante vocalista Michael Stipe que, ao contrário de outros "dinossauros do rock" que apareceram por aqui, ainda estão em plena forma. Duvida? Confere aqui, então!; e os "caipiras" ingleses do Kaiser Chiefs, que após estourarem com dois hits do álbum Employment, de 2005 (I Predict a Riot e Nanananana), lançaram, ano passado, Yours Truly, Angry Mob, disco considerado um dos melhores do ano, por alguns críticos.

Antes disso, já na terça-feira, 9 de setembro, passam por Porto Alegre, no Teatro Bourbon Coutry, os suecos do The Hives. Embora o grupo tenha pouca expressão - somente I Hate to Say I Told You So, do primeiro disco dos caras emplacou por aqui -, comenta-se que sobre o palco eles são apoteóticos. No começo de outubro (9), a banda-de-um-homem-só, Nine Inch Nails, que fará a alegria dos fãs de rock industrial.

De outro lado, teremos artista que não fazem exatamente rock, mas que despertam o espírito também desembarcarão na terra do Lago Guaíba, neste segundo semestre. Adriana Calcanhoto, uma das grandes compositoras e intérpretes da MPB atual estará em Porto Alegre para três apresentações - entre 19 e 21 de setembro - no Porto Alegre em Cena. Quem tem ranço com a música popular brasileira - como eu tinha até bem pouco atrás - pode deixar o preconceito de lado e aproveitar o preço convidativo do ingresso: R$ 10 e um quilo de alimento não-perecível. Em outubro, mais exatamente no dia 16, um dos vocalistas da finada banda Los Hermanos, Marcelo Camelo, também estará por aqui. É a oportunidade de ter uma idéia do que o cara - que, em 1998 formou umas das bandas mais influêntes nos últimos dez anos - anda fazendo.

Ah, São Paulo
A capital nacional da cultura e da arte também promete, neste final do ano. Pelo menos três festivais trarão nomes de peso relacionados direta ou indiretamente com o rock underground. Dia 27 de setembro tem Skol Beats, evento mais direcionado à música eletrônica, mas que trará pelo menos duas duplas que estão bombando na cena rock: os alemães Digitalism e os franceses do Justice. Para quem não conhece, vale a pena pesquisar os maiores hits dos caras - Pogo (Digitalism) e D.A.N.C.E. (Justice).

Entre 21 e 25 de outubro, a região Sudeste recebe três edições do Tim Festival, atualmente o maior realizado em terras tupiniquins. Klaxons e The Gossip aparecem como 'classicos' - afinal, vivemos em uma época em que expressões como essa são cunhadas de forma quase instantânea. A importância desses grupos é tão grande - nesses tempos de efemeridades - que Jamie Reynolds (Klaxons) e Beth Ditto (The Gossip) foram listados pela revista People, por dois anos consecutivos, entre as 10 celebridades mais cools do mundo. Para completar, pelo menos em parte, a escalação para este ano, teremos uma das revelações de 2008, o duo norte-americano de eletrorock MGMT, que estouraram em seu disco mais recente - Oracular Spetacular - com hits que tomaram as pistas de danças: Kids, Time to Pretend e Eletric Feel.

Para fecharmos os festivais, em 8 de novembro acontece o Festival Planeta Terra. Este é, sem dúvida, o mais rock dos três. Já estão confirmados Kaiser Chiefs, Bloc Party, Foals e os já veteranos Jesus & Mary Chain, uma das minhas bandas favoritas, pela qual farei um bate-volta até São Paulo, pelo simples sabor nostágico de relembrar minhas primeiras descobertas roqueiras.

Achou pouco? Ainda se especula a vinda do Sonic Youth, aquela que é a maior banda independente na ativa e do The Raconteurs, projeto paralelo de Jack White, do White Stripes.
Ainda não se convenceu? Bom. Então vou citar os confirmadíssimos shows que Madonna fará no país em dezembro e a vinda de alguma figuras mitológicas e bizarras, como a cantora Cindy Lauper. Aquela mesma, que dizia que garotas só querem se divertir.

Partindo desse ano atípico para o rock e estilos que pegaram carona, esse blog se propõe a fazer a maior e melhor cobertura possível, com fotos, vídeos, entrevistas, resenhas e, é claro, a opinião de um sempre apaixonado pela música.
Então fica atento aí para não perder nada!

Nenhum comentário: