domingo, 14 de março de 2010

Gauderiadas

Há tempos deixer de me ufanar por seu gaúcho. Percebi que a ideia de que o povo sul riograndense é o mais desenvolvido, mais culto, mais etc e tals do Brasil é tão verdadeira quanto a existência de elefantes cor de rosas com bolinhas laranjas. Mas ao contrário de muitos que tiveram essa percepção, não renego minhas origens. Muito pelo contrário.
E, uma das coisas que aprecio e sempre apreciarei é o regionalismo. Não que ele seja melhor ou pior que os demais. Mas ele foi criado por experiências do dia a dia de homens e mulheres que deram duro para tornar o nosso Estado o que ele é hoje (tanto nas coisas boas quanto nas ruins).
E não me importa se é um tradicionalismo machista ou interiorano ou o diabo. O que importa é a beleza que ele tem. Este post é minha homenagem há alguns dos meus intérpretes e compositores favoritos.

Espero que gostem!

Cesar Passarinho - Guri




Jorge Guedes - Na Baixada do Manduca





Os Serranos - Cambichos




Juliano Javoski e Nenito Sarturi - Um Pìto




Leopoldo Rassier - Veterano




Leopoldo Rassier - Sabe Moço




César Passarinho - Negro da Gaita




Leonardo e Os Serranos - Tertúlia




José Cláudio Machado e Porca Veia - Pêlos




Mário Barbará - Desgarrados




Renato Borghetti e Yamandu Costa - Sétima do Pontal




Leonardo - Vanera Marcada / Céu, Sol, Sul




Os Serranos - Baile da Mariquinha




Os Serranos - Bailanta do Tibúrcio


Nenhum comentário: