quinta-feira, 18 de outubro de 2007

uma revolução ou um tiro no pé?

É bonito, interessnte, instigante e aquela coisa toda, ver bandas independentes, pequenas, comentando por aí o quanto é importante para elas que as pessoas escutem suas músicas, mesmo que seja baixando-as na internet, sem pagar direitos autorais e tals.
É legal porque a maioria desses grupos não tem muita coisa a perder. Talvez alguns dois ou três mil reais, que os deixarão rabugentos por alguns meses, mas que certamente, não seria catastrófico, a não ser para eles mesmos.
Mas eis que no último dia 10, o todo-poderoso da música alternativa mundial "Radiohead" decide lançar um CD novo. Até aí tudo bem. Tirando alguns detalhes exóticos (alguns nem tanto, na verdade): ele será disponibilizado na internet. E, de forma INDEPENDENTE (leia-se: sem a EMI por trás da história). E mais, Thom Yorke e sua trupe resolvem que o CONSUMIDOR tem o DIREITO de escolher o preço que pagará pelo disco, que pode variar entre ZERO e cem libras (isso mesmo, ZERO).
Uma tática bastante arrojada e ao meu ver, bem justa. Dá ao consumidor o direito de pagar o valor que ele JUSTO. Porque, hipocrisias a parte, tem uma penca de gente que quer MUITO poder comprar um cd e CONTRIBUIR para com seu artista favorito. Mas que se nega a pagar entre 30 e 40 reais por considerar esse valor irreal.
A idéia tem apenas um porém: assim como pode revolucionar a indústria fonográfica, criando uma nova e justa forma de venda de discos, pode ser um tiro contra o próprio pé, em que os artistas simplesmente estarão se "queimando" com as gravadoras e disponibilizando seus trabalhos gratuitamente para milhões de pessoas pelo mundo afora, sem poder, com isso, reclamar direitos autorais.
Mas, com dizem, quem viver, verá!!!!

Ah, sim, é claro. O nome do disco é "In Rainbows", e pode ser baixado no site http://www.inrainbows.com/
eu baixei... mas não foi de lá... e não paguei...
nem ouvi...
até pq isso é uma OUTRA história... =p

Nenhum comentário: