Em tempos de ócio infinito tenho oportunidade de atualizar um pouco meu lado cinéfilo. Dediquei uma hora da minha madrugada de ontem ao documentário, produzido pel Katia Lund e pelo João Moreira Salles e lançado em 1999, "Notícias de uma guerra particular". Mais que um depoimento sobre a atuação do crime organizado nos morros do Rio, o filme é o retrato de uma sociedade que perdeu o controle dentro dos embates entre policiais e criminosos e, principalmente, que já não consegue reconhecer quem é mocinho e bandido nessa história.
Um capitão do BOPE, o chefe da polícia civil do RJ - o respeitadíssimo Hélio Luz que, infelizmente, jogou a toalha no combate à criminalidade -, traficantes e moradores de favelas cariocas posicionam o expectador no contexto em que milhões de pessoas vivem tanto com medo da polícia quanto dos bandidos, além de pincelar o papel do Estado como alicerce para o desenvolvimento da corrupção e da criminalidade.
O enredo é esclarecedor não só por conta da participação de especialistas em segurança pública - que dão a cara a tapa ao fazerem afirmações como "o tráfico é um bom negócio pra quem está na favela. Só não entende isso quem nunca nunca ficou desempregado, nunca passou fome". Notícias é uma aula dada pelos próprios traficantes e pela comunidade local, que, embora tenha consciência que o crime organizado não substitui o Estado, vê nos traficantes uma forma de proteção, já que, com medo de subir um morro, os policiais "não chegam na nossa casa chutando porta e batendo em todo mundo".
Enfim, vale a pena conferir, principalmente porque o documentário é extremamente acessível e pode ser encontrado no Youtube. Pegae, então!
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7
Nenhum comentário:
Postar um comentário